terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pais e Filhos



O entendimento entre os membros de uma família nem sempre é fácil. O conflito entre gerações é compreensível e natural, pois jovens e adultos tem uma visão diferente do mundo.

Não podemos esperar uma atitude madura de um adolescente, quando a sua própria condição o faz viver em grande conflito de identidade. Os jovens têm impulsos de rebeldia quando começam a formar seus próprios valores.

Devido a tantos conflitos internos que um adolescente vive, é importante que os pais procurem facilitar esse relacionamento. Ser flexível, educar com liberdade e ensinar os filhos a lidar com as responsabilidades e procurar manter uma comunicação saudável é a melhor forma para desenvolver a confiança e consolidar a amizade entre pais e filhos.

Segundo alguns estudiosos, atualmente o maior conflito entre pais e filhos se dá pelo fato de que pai e a mãe não dedicam muito tempo e atenção aos filhos, e acabam tentando compensar sua ausência com recompensas materiais. Isso faz com que a relação entre eles se torne distante.

Mas nem sempre os conflitos familiares acontecem pelos mesmos motivos.

Existem muitos pais que agem de forma violenta em casa, punindo os filhos com agressões físicas e verbais, por não serem flexíveis com as mudanças no comportamento dos jovens e adolescentes. Isso faz com o que essa relação entre eles se torne cada vez mais desgastada e violenta, levado muitos a saírem de casa e tentarem a sorte por si mesmos. 

Durante todo esse mês de março estaremos falando sobre a relação entre pais e filhos e suas conseqüências.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Então comente:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais