terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cigarro na Adolescência: uma realidade assustadora


Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta. Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais por volta de 2030.

Nove em cada dez adultos que fumam iniciaram o vício bem antes dos 18 anos. Seis em cada dez crianças entre 10 e 14 anos já deram suas tragadas. Nessa faixa etária, o número das que fumam diariamente chega a 400 mil. Somando todos os jovens em idade escolar, ou seja, entre 10 e 18 anos, cerca de 3 milhões, já estão completamente dependentes da nicotina.

Esses dados são do Ministério da Saúde, e preocupam muito os pais que, de alguma forma, não conseguem falar abertamente com os filhos sobre esse assunto.



Segundo pesquisas, a maioria dos adolescentes experimentam o cigarro por influência de amigos. Quando a turma toda fuma, as chances de ele também começar a tragar se multiplicam. Mas esse desejo pelo primeiro trago surge principalmente entre os filhos de fumantes. É quase impossível convencer um adolescente a não acender o cigarro quando o pai ou a mãe fazem isso.

Segundo os especialistas, os jovens sofrem de uma síndrome de super-homem, porque acreditam que não vão se viciar. Uma pesquisa do Datafolha aponta que menos da metade dos estudantes que fumam se considera dependente da droga. Esse engano tem a ver com o desconhecimento sobre os efeitos da nicotina uma das substâncias que mais levam à dependência, comparável à heroína. O jovem é influenciável e gosta de imitar o que a turma faz.

Converse com seu filho. Explique a roubada que é fumar e por que é bom resistir à tentação mesmo que os amigos se reúnam para dar suas baforadas. Assim você também contribui para que ele tenha uma personalidade forte o que será ótimo em outras situações que enfrentará.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou? Então comente:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais